ISAVIÇOSA

ISAVIÇOSA recebe equipe do Plano Conservador da Mantiqueira

Na tarde da última quarta-feira (27/04), o Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA) recebeu uma equipe formada por Paulo Henrique Pereira, coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira, e integrantes do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (DEF/UFV). A visita foi articulada pelo professor Laércio Jacovine, do DEF/UFV, que coordena o Programa Conservador da Zona da Mata, e foi acompanhada por Valeria de Fátima Silva, coordenadora operacional do Programa Conservador da Zona da Mata e doutoranda em Ciência Florestal na UFV, e Leandro Caldeira Rodrigues, graduando bolsista do Programa Conservador da Zona da Mata.

A presença do grupo é uma resposta a um convite do ISAVIÇOSA, que viu no encontro a possibilidade de um potente compartilhamento de experiências entre as instituições. Durante a conversa, eles puderam conhecer a sede do ISAVIÇOSA, a trajetória ambiental da organização e projetos desenvolvidos nos últimos 14 anos — apresentados por Pedro Christo Brandão, Bráulio Furtado, Felipe Simas, Davi Senna e Lucas Timo, membros da equipe técnica do ISAVIÇOSA.

Além disso, foi possível escutar os trabalhos realizados, nos últimos anos, pelo Conservador da Mantiqueira, uma iniciativa coletiva que nasceu em 2006 de uma experiência de conservação e restauração de florestas no município de Extrema-MG, a partir do programa Conservador das Águas, e, agora, busca restaurar parte da área de abrangência da Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por meio de políticas e ações desenvolvidas em rede.

De acordo com Bráulio Furtado, “a visita, de modo geral, foi extremamente positiva e pode abrir muitas frentes de serviço conjuntos”. Ele aponta que o encontro abre possibilidade de trabalhos colaborativos entre as instituições para a conservação da região de Mata Atlântica, na Zona da Mata mineira, e que a equipe do Plano Conservador da Mantiqueira demonstrou grande interesse em conhecer as práticas de mobilização social e os trabalhos com Plantio de Água do ISAVIÇOSA.

Pedro Christo Brandão também torce para que haja continuidade da conversa por parte dos dois lados e vibra com as oportunidades de parcerias nos programas de crédito de carbono, iniciativas de incentivo à conservação de recursos hídricos por parte de propriedades rurais e em outras ações de reflorestamento e restauração ambiental no município. Afinal de contas, como afirma ele, “é fundamental apoiar e incentivar a adoção de políticas públicas relacionadas à mitigação das mudanças climáticas, pauta urgente neste momento em que nós, enquanto sociedade, precisamos estar mais antenados, pois já estamos bem próximos de um desastre climático”.

Na foto, estão presentes (da esquerda para direita): Pedro Christo, Leandro Caldeira, Valeria Silva, prof. Laércio Jacovine, Paulo Henrique Pereira (Paulinho), Bráulio Furtado, Felipe Simas e Davi Senna.

Foto: Lucas Timo

Texto e Arte: Abraão Filipe e Maria Fernanda (estagiários sob a supervisão de Júlia Christo Brandão) – Assessoria de Comunicação ISAVIÇOSA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp