Isaviçosa

EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

17 de julho – Dia de Proteção às Florestas

No dia 17 de julho, celebramos o Dia de Proteção às Florestas. A data foi instituída junto ao Dia do Protetor Ambiental e, também, do Dia do Curupira – protetor das matas no folclore brasileiro. Com o objetivo de pautar a importância de ações voltadas à preservação da vida nas florestas e dos recursos naturais dos quais todos dependemos, a celebração surge como um convite a refletir a relevância dos que se dedicam a essa causa. 

Com isso, comumente, homenagens são prestadas a nomes como Dorothy Stang, Chico Mendes e neste ano também lembramos Bruno Pereira e Dom Phillips, que, infelizmente, perderam suas vidas na luta pela proteção e conservação desses territórios – o que inclui  a defesa de todas as formas de vida, inclusive das pessoas que vivem nessas regiões. 

Ações de proteção socioambiental vão além do cuidado com os recursos naturais. Elas pautam, simultaneamente, a preocupação com o viver bem das comunidades que habitam as florestas, como as indígenas e ribeirinhas. Importante lembrar que são essas pessoas as grandes protagonistas na luta diária pela proteção e manutenção da fauna, da flora, dos rios, do solo que, frequentemente, são vítimas de exploração e violência oriundas de ações humanas. 

Não podemos nos esquecer que preservar as florestas é também preservar os direitos dos que nelas habitam. E isso é papel de toda a sociedade. 

Sendo assim, em meio às formas de contribuir com a proteção e preservação desses territórios, podemos realizar algumas ações em nossas atividades cotidianas, como: 

  • Reduzir o consumo de carne bovina; 
  • Dar preferência a alimentos orgânicos e agroecológicos; 
  • Comprar do pequeno produtor e do comércio local; 
  • Consumir produtos de origem vegetal com certificado, dando preferência a matérias-primas de reflorestamentos ou manejo sustentável;
  • Apoiar ações para a conservação das florestas;
  • Apoiar campanhas em defesa da causa indígena e de comunidades das florestas; 
  • Não praticar queimadas;
  • Não jogar lixo em locais inadequados, principalmente “guimbas” de cigarro; 
  • Reciclar ao máximo os resíduos que produzir; 
  • Plantar árvores. 

Lembrando os que lutaram e lutam por essa causa e colaborando com o cuidado em nossas ações cotidianas, celebremos o Dia de Proteção às Florestas, hoje e todos os dias!

Foto: Iberê Périssé

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp