ISAVIÇOSA

FRENTES DE AÇÃO

Atualmente, as atividades do ISAVIÇOSA estão organizadas em três frentes de ação principais: o Centro de Educação, Arte e Cultura (CEAC), o Núcleo de Estudos Pró-Amazônia (NEPAM), e o núcleo de Serviços oferecidos nas áreas social e ambiental, de acordo com os objetivos estatutários da instituição.

CEAC

O Centro de Educação, Arte e Cultura (CEAC) promove ações educativas e culturais em Viçosa e em outras áreas rurais da Zona da Mata mineira

Considerado o primeiro projeto local do ISAVIÇOSA, a Casa das Crianças Menino Jesus funcionou entre 2007 e 2011, recebendo crianças da zona rural do município de Viçosa e entorno. Foi um período de muita interação e aprendizados com a comunidade do Palmital, cujos frutos vêm sendo colhidos ainda hoje, através da experiência adquirida e dos vínculos gerados nos cinco anos de funcionamento da Casa.

ccmj roda

O Programa Microbacia Escola engloba atividades de educação para regeneração e sustentabilidade, realizadas, em sua maior parte, no sítio Palmital, sede do ISAVIÇOSA. O sítio abriga as nascentes mais altas do ribeirão São Bartolomeu, um dos principais cursos d’água que abastece a cidade de Viçosa.
Desde 2004, têm-se implementado no local práticas sustentáveis de uso e ocupação da terra, que visam, sobretudo, melhorar e assegurar a qualidade da água e o aumento da biodiversidade.
Entre estas práticas, estão os sistemas agroflorestais (SAFs),  recuperação de matas ciliares, construção de banheiros secos e fossas de evapotranspiração, implantação de unidade participativa de experimentação em Plantio de Água, bioconstruções, agricultura agroecológica e reflorestamento com mudas de árvores nativas e frutíferas, associado ao favorecimento da regeneração natural em áreas sensíveis das zonas de captação e transmissão da microbacia. 
Este conjunto de técnicas aplicadas configuram uma verdadeira sala de aula a céu aberto. Periodicamente, visitam o sítio grupos de escolas do ensino básico do município de Viçosa e entorno, professores e estudantes universitários, gestores de bacias hidrográficas, produtores rurais, entre outros.

IMG_6619

O ISAVIÇOSA foi co-realizador, juntamente com a Universidade Federal de Viçosa e outras instituições parceiras, do curso Educação Gaia Viçosa, certificado pela Gaia Education Internacional.
O objetivo do Educação Gaia Viçosa foi potencializar a transição para a sustentabilidade na região, articulando e promovendo trocas entre as experiências e estratégias de ecovilas e experiências populares de agroecologia e movimentos sociais, através da formação de uma comunidade de aprendizagem e práticas.

GAIA VICOSA_DIM SOCIAL_EDITADA
NEPAM

O Núcleo de Estudos Pró-Amazônia (NEPAM) assessora e apoia comunidades da Amazônia Legal em ações que visam manter a floresta em pé e preservar os conhecimentos tradicionais

Desde a sua criação, o ISAVIÇOSA vem colaborando com a comunidade Vila Céu do Mapiá (AM) na implementação do Manejo Florestal Comunitário. Esta atividade visa suprir a demanda por madeira na vila e contribuir para a geração de trabalho e renda, favorecendo a sustentabilidade comunitária.
Dentre as principais atividades desenvolvidas, estão o apoio técnico e a assessoria do ISAVIÇOSA à elaboração e execução do Plano de Manejo Florestal Sustentável Comunitário. O Instituto atua na estruturação da cadeia de valor e organização social do grupo de manejadores.
O manejo florestal sustentável permite gerir de modo adequado as florestas naturais, de forma a se obter o máximo de benefícios sociais, ambientais e econômicos.

1-CAPA-Treinamento IFT

A Rede de Cooperação Amig@s do Chico Corrente apoia a Fazenda São Sebastião, comunidade ribeirinha localizada às margens do Igarapé Mapiá, município de Pauini-AM, através de projetos de educação e inclusão socioprodutiva.
O ISAVIÇOSA é a entidade responsável pela administração de um Fundo de Assistência Social à comunidade e pela manutenção do Memorial Chico Corrente, onde são mantidos os objetos de uso pessoal, fotos e documentos de Francisco Corrente e sua esposa Iolanda, importantes lideranças comunitárias já falecidas.

Escola_Fazenda_SSebastiao_IMG_1175

Em 2013, a equipe do ISAVIÇOSA participou da organização e realização do Curso AmaGaia – Educação para o Desenvolvimento de Ecovilas (EDE) na Amazônia, certificado pela Gaia Education Internacional. Através da educação sustentável, ativa e transdisciplinar, a formação buscou inspirar e capacitar agentes de mudança para o planejamento e construção colaborativa de processos de transição para a sustentabilidade e justiça social.

IMG_7012

Em dezembro de 2017, em articulação com o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) da Vila Céu do Mapiá, e com apoio do Instituto Nova Era (INE), foi iniciado o Programa AmaGaia – Apoio à Sustentabilidade Comunitária na Vila Céu do Mapiá.
O programa foi construído e implementado com a comunidade, visando o apoio à criação e gestão colaborativa de projetos locais para a sustentabilidade e regeneração. Articula uma equipe profissional transdisciplinar, distribuída entre um time local e um time de apoio, além de consultores especializados. Propicia um processo contínuo de aprendizagem social, através de troca de saberes, vivências, oficinas, cursos e formações.

NEPAM_Prog AmaGaia_opcao_carrossel_IBE0612

O ISAVIÇOSA apoia e oferece assessoria técnica ao Programa de Agroecologia e Soberania Alimentar, desenvolvido pela Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus (COOPERAR) e outras instituições parceiras. O objetivo geral do programa é promover a agricultura familiar de base agroecológica e a soberania alimentar na região, buscando contribuir para a sustentabilidade e o bem viver na floresta.

NEPAM_SOBERANIA ALIMENTAR_MUTIRAO FARINHADA

Desde setembro de 2018, o ISAVIÇOSA apoia a gestão do projeto Oficina Escola Linha do Tucum, localizada na Vila Ecológica Céu do Estorrões, Ipixuna-AM, que mantém viva a tradição milenar indígena da fiação da linha do Tucum, fibra retirada da palmeira Tucum. Conhecida por sua alta resistência, é chamada pelos povos da floresta como a “linha da lealdade, pois nunca se rompe”. A oficina também trabalha com diversas sementes e aproveitamento de produtos florestais madeireiros, além de desenvolver tingimentos naturais e possuir uma técnica exclusiva de pigmentação natural em caroços de açaí, em degradê, denominado pignol.

Tingimentos 2-2

O ISAVIÇOSA vem, desde de 2019, apoiando ações socioambientais no estado do Maranhão. Em parceria com outras instituições, o principal foco é na baixada maranhense, nas comunidades rurais de São Jerônimo e Bom Jardim no município de São Vicente Férrer, onde acontecem projetos em prol do desenvolvimento comunitário dessas localidades.

JARDIM DE BELAS FLORES_VISITA PREFEITURA
SERVIÇOS

O núcleo de Serviços fornece consultoria, assessoria e capacitação nas áreas social e ambiental a diversos grupos e instituições em várias regiões do Brasil

  • Diagnósticos ambientais abrangendo os meios físico (solos, geologia e relevo), biótico (botânica e fauna) e socioeconômico (diagnósticos participativos);
  • Planejamento territorial municipal (Planos diretores, zoneamento municipal, entre outros);
  • Criação e gestão de unidades de conservação;
  • Estudos de impacto e licenciamento ambiental;
  • Planejamento e adequação de propriedades rurais;
  • Sistemas produtivos agroecológicos;
  • Regeneração ecológica e plantio de água;
  • Desenvolvimento e execução de programas de educação ambiental e educação sustentável;
  • Planejamento estratégico de empresas e organizações;
  • Criação e gestão colaborativa de projetos;
  • Facilitação de grupos e reuniões através de metodologias participativas;
  • Bioconstrução;
  • Planejamento de ecovilas;
  • Prática integrativas e complementares de saúde (Yoga, Massoterapia, Florais e Homeopatia);
  • Vivências de reconexão com a natureza;
  • Extensão rural agroecológica;
  • Cursos de capacitação técnica em temas relacionados às áreas acima.
Jpeg

A equipe do ISAVIÇOSA presta, há mais de 15 anos, serviços de assessoria e consultoria técnica para a qualificação das atividades socioambientais de organismos públicos e privados.

COORDENAÇÃO TÉCNICA EM PLANOS DE MANEJO

Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Araponga – MG (2006 a 2008);

Parque Estadual Nova Baden, Ouro Preto – MG (2008 a 2009);

Parque Estadual Serra Verde, Belo Horizonte – MG (2008 a 2011);

Floresta Estadual do Uaimií, Ouro Preto – MG (2009 a 2011);

Monumento Natural Estadual Peter Lund, Cordisburgo – MG (2009 a 2012);

Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, Sete Lagoas – MG (2009 a 2012);

Parque Municipal Dr. Cyro de Luna Dias, Santa Rita do Sapucaí – MG (2011 a 2013);

Reserva Biológica de Santa Rita do Sapucaí – MG (2011 a 2013);

Parque Estadual Serra do Ouro Branco – PESOB (2017);

Monumento Natural Estadual de Itatiaia, MG (2017).

O ISAVIÇOSA participou na coordenadoria técnica do projeto “Mapping global ecological connectivity” realizado durante o ano de 2017, para Globaïa Foundation. O projeto mapeou corredores ecológicos entre as áreas com maior importância ecológica mundial, unindo áreas com alto potencial de conservação em todo o mundo.

Sem título-1

A implementação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR) é uma ação realizada pelo Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA) em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa, estabelecida por Acordo de Cooperação firmado entre as duas entidades, em 2021.

O Parque foi criado em 2001 e tornou-se uma Unidade de Conservação de Proteção Integral em 2009, regida pela Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) no Brasil.

A criação do PNMCR visa conservar o meio físico e biótico, e também proporcionar aos moradores de Viçosa e visitantes, um local agradável e seguro de visitação. As ações para que isso aconteça já começaram.

Mais informações:  http://parquedocristovicosa.com.br/

Parque do Cristo_divulgacao