ISAVIÇOSA

NOSSA HISTÓRIA

O ISAVIÇOSA foi fundado em novembro de 2007 para dar suporte institucional a um coletivo comprometido com causas socias e ambientais.  Entre estas, destaca-se a CASA DAS CRIANÇAS MENINO JESUS – CCMJ, que funcionou na sede do ISAVIÇOSA durante cinco anos (2007 a 2011), em tempo integral, de segunda à sexta, recebendo as crianças da região do Palmital, zona rural do município de Viçosa, e entorno. A CCMJ se tornou um espaço de encontro e integração das comunidades na região do Palmital, e motivou o advento de outras iniciativas, como, por exemplo, festas comemorativas comunitárias e oficinas de bordado e artesanato, que visavam complementar a renda das famílias envolvidas. 

A LONA CULTURAL é também um marco importante na história do ISAVIÇOSA. Em abril de 2008, a partir de doações obtidas de particulares, o ISAVIÇOSA adquiriu uma lona de circo com cerca de 200 m2 de área, com o objetivo de realizar atividades culturais, artísticas e educativas. Atualmente é um espaço multiuso, onde são desenvolvidos cursos, palestras, eventos e outras atividades

Nesse mesmo ano de 2008, o ISAVIÇOSA deu início ao programa MICROBACIA ESCOLA, através do qual desenvolve atividades de educação ambiental com o público de escolas particulares, públicas e universitárias, tendo como principal local de atuação a região das primeiras nascentes do ribeirão São Bartolomeu, localizadas no Sítio Palmital, sede do ISAVIÇOSA.

Outro projeto precursor de destaque na história do ISAVIÇOSA é o NÚCLEO DE ESTUDOS PRÓ-AMAZÔNIA – NEPAM, cujas atividades foram iniciadas em 2003, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa – UFV. Com a criação do ISAVIÇOSA em 2007, o NEPAM foi incorporado às frentes de trabalho do instituto, em torno do qual se reúnem técnicos, acadêmicos e membros de comunidades locais, em busca de alternativas sustentáveis para as comunidades parceiras. O NEPAM é hoje uma das principais frentes de ação da instituição, com diversas ações e projetos em desenvolvimento.

Na frente de ação dos SERVIÇOS, desde a criação do ISAVIÇOSA em 2007, vários projetos e atividades já foram desenvolvidos em âmbito de consultoria, assessoria e/ou capacitação a diversos grupos e instituições, nas áreas social e ambiental, em várias regiões do Brasil.

Manejo

MISSÃO

Promover uma relação harmoniosa entre o ser humano e seu meio, contribuindo para a transformação social, através do respeito e interação entre os diversos saberes e culturas, da educação integral e da cidadania.

VISÃO

Ser uma instituição consolidada na promoção da sustentabilidade integral, reconhecida por ações e projetos pautados no respeito à diversidade cultural e ao meio ambiente, na inclusão social, na solidariedade e na difusão de tecnologias que favoreçam a transição da sociedade atual para um modelo mais resiliente e holístico no qual o ser humano tem consciência de sua dimensão espiritual e da interconexão entre todas as formas de vida.

OBJETIVOS

– Promover a proteção, defesa, recuperação, conservação, uso sustentável e regeneração da natureza com ênfase nos biomas Mata Atlântica e Floresta Amazônica.
– Contribuir para a transição do modelo vigente de desenvolvimento para um que sustente a vida.
– Apoiar a geração de emprego, renda, bem-estar e participação popular das comunidades de atuação, criando e fortalecendo mecanismos de ação comunitária.

NOSSA EQUIPE

O ISAVIÇOSA possui uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diversas áreas como: engenharia florestal, agronomia, administração, veterinária, biologia, química, geografia, comunicação social, letras, educação física, educação infantil, educação ambiental, arquitetura e direito, entre outras.

NOSSA SEDE

A sede do ISAVIÇOSA está situada na comunidade do Palmital, zona rural do município de Viçosa, na Área de Proteção Ambiental (APA) São Bartolomeu, na região da Zona da Mata de Minas Gerais.

A propriedade é trabalhada visando a ocupação humana consciente, com foco na regeneração dos ecossistemas através da agroecologia e de tecnologias sociais, e vem se tornando uma referência na região como um centro de educação e difusão de práticas regenerativas.

A sede conta com uma casa de apoio, escritório, cozinha, salão para atividades com capacidade para 200 pessoas e um sistema de trilhas para visitação e educação ambiental.