No dia 17 de julho, celebramos o Dia de Proteção às Florestas. A data foi instituída junto ao Dia do Protetor Ambiental e, também, do Dia do Curupira – protetor das matas no folclore brasileiro. Com o objetivo de pautar a importância de ações voltadas à preservação da vida nas florestas e dos recursos naturais dos quais todos dependemos, a celebração surge como um convite a refletir a relevância dos que se dedicam a essa causa.
Com isso, comumente, homenagens são prestadas a nomes como Dorothy Stang, Chico Mendes e neste ano também lembramos Bruno Pereira e Dom Phillips, que, infelizmente, perderam suas vidas na luta pela proteção e conservação desses territórios – o que inclui a defesa de todas as formas de vida, inclusive das pessoas que vivem nessas regiões.
Ações de proteção socioambiental vão além do cuidado com os recursos naturais. Elas pautam, simultaneamente, a preocupação com o viver bem das comunidades que habitam as florestas, como as indígenas e ribeirinhas. Importante lembrar que são essas pessoas as grandes protagonistas na luta diária pela proteção e manutenção da fauna, da flora, dos rios, do solo que, frequentemente, são vítimas de exploração e violência oriundas de ações humanas.
Não podemos nos esquecer que preservar as florestas é também preservar os direitos dos que nelas habitam. E isso é papel de toda a sociedade.
Sendo assim, em meio às formas de contribuir com a proteção e preservação desses territórios, podemos realizar algumas ações em nossas atividades cotidianas, como:
- Reduzir o consumo de carne bovina;
- Dar preferência a alimentos orgânicos e agroecológicos;
- Comprar do pequeno produtor e do comércio local;
- Consumir produtos de origem vegetal com certificado, dando preferência a matérias-primas de reflorestamentos ou manejo sustentável;
- Apoiar ações para a conservação das florestas;
- Apoiar campanhas em defesa da causa indígena e de comunidades das florestas;
- Não praticar queimadas;
- Não jogar lixo em locais inadequados, principalmente “guimbas” de cigarro;
- Reciclar ao máximo os resíduos que produzir;
- Plantar árvores.
Lembrando os que lutaram e lutam por essa causa e colaborando com o cuidado em nossas ações cotidianas, celebremos o Dia de Proteção às Florestas, hoje e todos os dias!
Foto: Iberê Périssé