ISAVIÇOSA

ISAVIÇOSA sedia atividade prática do curso Semeadura Direta na Mata Atlântica

A TNC Brasil e o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste – Cepan promoveram, no final do mês de outubro e início de novembro, o Curso Teórico e Prático em Semeadura Direta na Mata Atlântica.

O curso foi gratuito e voltado especificamente para atuantes nos territórios do Vale do Paraíba (SP), Corredor Tinguá-Bocaina (RJ) e região de Viçosa (MG).Teve 21 horas de carga horária, sendo 15 horas do módulo online e 6 horas em módulo presencial e prático.

A aula prática em Minas Gerais aconteceu em Viçosa, no dia 6 de novembro de 2024, na Microbacia Escola do ISAVIÇOSA. Participaram cerca de 20 pessoas, representantes de diferentes instituições e atores sociais que desenvolvem trabalhos relacionados à restauração florestal.

Na parte da manhã, os participantes realizaram o preparo da muvuca de sementes e trocaram informações sobre as características de cada espécie. Abordaram também sobre a diversidade de pessoas, comunidades e redes que hoje participam dos processos de coleta e beneficiamento das sementes, percebendo a amplitude do movimento pela restauração espalhado pelo Brasil. Dialogaram sobre os benefícios sociais, ambientais, econômicos e culturais que a semeadura direta com muvuca de sementes traz.

Na parte da tarde, a equipe do ISAVIÇOSA apresentou os resultados já alcançados no projeto Semeando Diversidade Plantando Água, que vem sendo desenvolvido na Zona da Mata mineira, na bacia do Turvo Sujo, envolvendo áreas do Parque do Cristo e a bacia do Palmital.

Na sequência, realizaram o plantio por semeadura direta da muvuca preparada pela manhã. A intervenção prática ocorreu em uma área de 0,5 hectares. Foram plantados aproximadamente 350 berços, além do plantio em sulco linear com cerca de 70 metros de extensão.

“Esse evento proporcionou uma rica troca de experiências e a construção coletiva de saberes, além de reforçar a importância do movimento e da necessidade de somar os esforços com os diferentes setores, para darmos escala à restauração, com qualidade e ética em nossas ações”, avaliou a equipe técnica do ISAVIÇOSA.


Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA
Arte: Ana Cibelle Prado / ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ ISAVIÇOSA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp