No terceiro sábado de setembro é comemorado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Nesta data ocorre um grande movimento global que une voluntários para coletar lixo de cursos d’água e promover a conscientização sobre o descarte de resíduos e a poluição ambiental.
É um dia não apenas para nos dedicarmos à limpeza física dos locais, mas também para incentivar ações individuais e mudanças de hábitos para a proteção dos nossos recursos hídricos e da vida nas águas.
Aproveitamos a data para compartilhar com vocês a parceria do ISAVIÇOSA com o Grupo Rascunho (Dança/UFV), que realizou mais uma edição do Global Water Dances em Viçosa, neste ano de 2025.
No dia 15 de junho, Bráulio Furtado, diretor e gestor de projetos do ISAVIÇOSA, proferiu uma palestra durante o evento GWD 2025, no gramado da UFV. O foco foi a situação hídrica de Viçosa e as mudanças climáticas.
De acordo com a professora Juliana Silveira (Dança/UFV), coordenadora do projeto, o convite ao ISAVIÇOSA para falar ao público foi “no intuito de trazer ideias, inspirações, apresentar ações que as pessoas podem desenvolver para reagir à devastação ambiental, mobilizar as pessoas para agir em prol do meio ambiente, no sentido de entenderem que essa é uma responsabilidade de todos nós.”
Essa foi a terceira edição consecutiva em que o ISAVIÇOSA teve a alegria de ser parceiro do Grupo Rascunho no desenvolvimento do projeto GWD em Viçosa. As edições anteriores aconteceram em 2021 e 2023.
O Global Water Dances é um evento bienal multinacional, voltado para a comunidade, que acontece em diferentes locais ao redor do mundo, para conscientizar sobre questões relacionadas à água e celebrar a água por meio do movimento. Conecta e apoia uma comunidade global de coreógrafos e dançarinos para inspirar ações e colaborações internacionais em prol de questões relacionadas à água por meio da linguagem universal da dança. Saiba mais em: www.globalwaterdances.org
Seguimos juntos trabalhando pela regeneração da Terra e proteção das águas.
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Bráulio Furtado/ISAVIÇOSA
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA













