Conhecimento, aprendizado, conexão com a natureza, calmaria, gratidão, esperança, alegria, água, floresta, árvore, semente, VIDA!!! Uma mega diversidade de palavras e sentimentos foi compartilhada pelos estudantes e educadores do 2º ano do ensino médio do Coluni – Colégio de Aplicação da UFV, durante as visitas à Microbacia Escola.
A equipe do ISAVIÇOSA teve a alegria de receber as quatro turmas de 2º ano do ensino médio, quase 150 estudantes no total. Nos dias 8, 15, 22 de agosto, as turmas B, A e C, respectivamente, e em 9 de setembro, a turma D.
Cada visita foi um momento único de vivência, construção coletiva de conhecimento, reflexões e conexão com a natureza e de sensibilização para o cuidado com o meio ambiente, com todas as formas de vida, com nossa Mãe Terra.
Agroecologia, saneamento rural ecológico, plantio de água, bioconstrução, sistemas agroflorestais, reflorestamento, ciclo hidrológico – “de onde vem água, pessoal?” – foram alguns dos temas abordados com os estudantes.
A caminhada nas trilhas proporcionou conhecer a região das nascentes mais altas do ribeirão São Bartolomeu, a “Janela do Tempo” e a Paineira, a árvore ancestral mais antiga do sítio, que é o símbolo do ISAVIÇOSA.
Teve ainda piquenique na beira do lago, música “segura daqui, segura de lá, segura água da chuva pra nascente não secar” e a apresentação musical das crianças lembrando aos jovens da importância de se pensar “no filhote do filhote que ainda vai nascer”!
Na última vista, tivemos ainda a companhia de dois jovens irmãos da África do Sul, do movimento das Ecoversidades, Ndzinga e Batu.
Com seriedade, mas sem perder a alegria, a equipe técnica do ISAVIÇOSA em parceria com os educadores que acompanharam a turma, em especial a professora Átima Zuanon, buscaram despertar nos visitantes a responsabilidade e a necessidade urgente de agirmos com consciência e de cuidarmos da água, da terra, do ar, da biodiversidade e do nosso planeta como um todo, nos reconhecendo como parte dele e não como “donos” do mundo.
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA





































