Entre os meses de outubro e dezembro de 2025, o ISAVIÇOSA recebeu estudantes da UFV para uma imersão técnica voltada à restauração ecológica e ao monitoramento hidrológico na sub-bacia do Córrego Palmital.
Sob a supervisão direta da nossa equipe técnica, os estagiários atuaram em frentes cruciais para a conservação da Bacia do Ribeirão São Bartolomeu. Dentre as atividades realizadas estão:
Inventário e Restauração: Foram realizadas medições em parcelas permanentes para o Inventário Florestal Contínuo do Sítio Palmital e o monitoramento de áreas em restauração com a técnica de Sistemas Agroflorestais (SAFs). Esses dados são fundamentais para avaliar o sucesso do desenvolvimento florestal e o estoque de carbono.
Plantio de Água: A equipe monitorou a eficiência das caixas de contenção na microbacia e realizou a medição de vazão do córrego principal, procurando observar a saúde hídrica da região.
Educação Ambiental: Além das ações de monitoramento, os estagiários conheceram as áreas em restauração e percorreram as trilhas pedagógicas do Programa Microbacia Escola, entendendo como a ciência de campo se transforma em ferramenta de ensino e aprendizagem.
Essa parceria com a @ufvoficial fortalece a formação de novos profissionais e propicia o monitoramento contínuo das nossas ações de regeneração. Seguimos transformando o conhecimento técnico em impacto socioambiental para Viçosa e região!
Texto: Davi Senna e equipe técnica/ ISAVIÇOSA
Arte: Ana Cibelle/ISAVIÇOSA
Fotos: Equipe técnica/ ISAVIÇOSA










