O ISAVIÇOSA oferece assessoria técnica para captação de recursos ao Programa de Agroecologia e Soberania Alimentar, que vem sendo implementado, desde 2018, de forma participativa, junto às famílias agricultoras da Floresta Nacional do Purus, na Amazônia.
O Programa, idealizado no âmbito do Programa AmaGaia – Apoio à Sustentabilidade Comunitária na Vila Céu do Mapiá, é uma ação conjunta entre as famílias produtoras da região e instituições parceiras, dentre elas, o ISAVIÇOSA, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Instituto Nova Era (INE), e as organizações locais Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus (COOPERAR), a Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá (AMVCM) e o Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra (IDARIS) – que atualmente coordena as atividades.
O objetivo geral do programa é promover a agricultura familiar de base agroecológica e a soberania alimentar na região da Floresta Nacional do Purus, município de Pauini-AM, buscando contribuir para a sustentabilidade e o bem viver na Floresta.
Como parte do Programa, desde 2020, o ISAVIÇOSA vem apoiando a estruturação e o funcionamento da Casa de Produção Agroecológica (CPA), localizada no centro da Vila Céu do Mapiá.
A CPA tem como objetivo incentivar a compra de alimentos agroecológicos vindos diretamente dos produtores locais, valorizando o comércio justo e o consumo responsável, fortalecendo a economia local e proporcionando fonte de recursos para as famílias.
Na Casa de Produção são comercializados produtos locais diversos. Em 2024, foram mais de 130 itens diferentes, in natura e processados, entre frutas, legumes, grãos, cereais, sementes, insumos agroecológicos, ferramentas e artesanato vindos de diversos produtores da região.
O apoio técnico oferecido pelo ISAVIÇOSA visa auxiliar os colaboradores da CPA na continuidade da estruturação, manutenção e funcionamento diário.
O espaço vem se tornando uma referência para as famílias agricultoras e para os moradores da comunidade que buscam o consumo de produtos locais.
Atualmente são mais de 40 famílias abastecendo a Casa de Produção com produtos diversos. Em 2024, foram mais de 17 toneladas de produtos entregues, no período de janeiro a dezembro.
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Acervo Programa de Agroecologia e Soberania Alimentar














