ISAVIÇOSA

Dia da Abelha e da Agroecologia

Em 3 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Abelha e da Agroecologia. O ISAVIÇOSA celebra todos os seres, das abelhas às pessoas, que se empenham em manter, preservar e construir uma realidade mais consciente, próspera e harmoniosa na Terra.

As abelhas são consideradas os polinizadores mais importantes em todo o mundo. São responsáveis por até 90% da polinização das plantas, sendo de vital importância também para a sustentabilidade ambiental e a conservação da biodiversidade.

A agroecologia enquanto ciência, movimento e prática também faz o seu trabalho de abelha. Busca a agricultura de forma harmoniosa com a natureza, sem o uso de agrotóxicos. Articula diferentes saberes, desde o mais ancestral até o conhecimento científico, no intuito de produzir alimentos nutritivos em ecossistemas saudáveis, por meio de relações sociais justas.

As plantações convencionais, com o uso de agrotóxicos, são sumidouros de vida. Segundo a ONU os agrotóxicos figuram entre os principais impactos humanos que vêm colocando as abelhas em ameaça, com taxas de extinção que oscilam entre 100 e 1.000 vezes mais altas que o normal.

Por outro lado, o manejo agroecológico das propriedades rurais gera benefícios da natureza, como o cuidado com a água e a terra e aumento da biodiversidade.

Esses serviços ecossistêmicos auxiliam na restauração do meio ambiente como um todo. Ganha a natureza e ganhamos nós, afinal, somos parte dela, assim como as abelhas.

Mas na cidade também podemos ser agroecológicas(os)! Ao repensar nosso consumo, produzirmos menos lixo (procure saber da coleta seletiva de resíduos em seu bairro), nos relacionarmos bem com as pessoas e comprarmos produtos agroecológicos em circuitos curtos de comercialização, são formas de contribuir com esse movimento em prol do Bem Viver.

Por isso, busque adquirir produtos e serviços agroecológicos!

Créditos da imagem: Naíla Fernandes/SANA Fotografia

#abelhas #agroecologia #ecossistema

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp