Dentre as ações em desenvolvimento na implementação do Plano de Manejo do Parque do Cristo, sob a coordenação do ISAVIÇOSA, está o Programa de Recuperação Ambiental (PRA). Este programa vem realizando diversas atividades e dentre elas o tratamento homeopático do Parque.
A experiência da homeopatia na restauração ambiental é fruto do Programa de Extensão: Divulgação das Plantas Medicinais, da Homeopatia e da Produção de Alimentos Orgânicos que acontece na Universidade Federal de Viçosa – UFV, desde 2001. A Homeopatia é uma tecnologia social, ou seja, é um recurso de fácil acesso, simples multiplicação e custo baixo.
Na última sexta-feira, 28 de junho de 2024, a equipe do PRA promoveu uma Oficina de Homeopatia para os profissionais que trabalham no Parque do Cristo. Renata Solar, engenheira agrônoma homeopata responsável pela aplicação no Parque, apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido – tanto a parte teórica quanto a prática – de forma a integrar o pessoal no que está sendo implementado.
“O Parque é visto e tratado como um organismo vivo, que precisa de ajuda para restaurar a regeneração natural e fortalecer vitalidade”, explica a engenheira. “Esse tratamento conta com a utilização de plantas medicinais nativas, inoculação de microrganismos eficientes que irão acessar a informação construtiva natural e revitalizar a informação defensiva do ambiente, ajudando no controle das formigas, que é um grande desafio atual, e também na recuperação da vitalidade do solo, das plantas, e de todo o ecossistema”, complementa.
A engenheira agrônoma homeopata nos conta ainda que a Radiestesia é uma ferramenta utilizada no diagnóstico homeopático, auxiliando na identificação dos pontos que precisam de atenção e na percepção de qual a homeopatia a ser utilizada. Os galões gotejadores contendo as soluções homeopáticas já estão sendo instalados em pontos estratégicos do Parque e o tratamento já está acontecendo. Agora é dar seguimento e monitorar os resultados.
Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA / PNMCR
Arte: Ana Cibelle Prado / ISAVIÇOSA / PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA / PNMCR