ISAVIÇOSA

ISAVIÇOSA apoiou espaço de diálogo sobre Rede de Coleta de Sementes, na Troca de Saberes/UFV

O ISAVIÇOSA apoiou a Instalação Artístico Pedagógica (IAP) “Muvuca de Sementes para Floresta de Gente”, realizada no sábado, 14 de setembro de 2024, na XV Troca de Saberes da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Realizada no Laboratório de Análise de Sementes Florestais (LASF) do Departamento de Engenharia Florestal/UFV, a IAP foi facilitada pela professora Lausanne Soraya de Almeida, responsável pelo laboratório, por Bráulio Furtado, estudante de Pós-Graduação em Agroecologia e pelo professor Felipe Simas, do Departamento de Educação/UFV.

O grupo conversou sobre a necessidade de coleta de sementes do nosso território para os processos de restauração florestal e de sistemas produtivos agroecológicos.

“Aprender a coletar, beneficiar e armazenar as sementes é importante mesmo para quem pretende restaurar a própria terra, produzindo mudas ou semeando a muvuca. E ainda pode ser uma fonte de renda, na entressafra, na época seca do ano, quando a maioria das sementes florestais na Zona da Mata ficam em ponto de colheita”, explicou Bráulio Furtado.

Em uma jardineira, viram como se dá o crescimento das plantas companheiras (ervas, arbustos e adubos verdes) e das árvores, que nascem protegidas pela sombra.

Trocaram conhecimentos sobre a marcação de matrizes e sobre o calendário fenológico.

Conversaram sobre as técnicas de colheita e coleta e praticaram o uso do podão com a vara telescópica. Visitaram o galpão de beneficiamento. Dialogaram sobre os diferentes tipos de frutos e suas sementes, técnicas de limpeza e beneficiamento.

Visitaram uma instalação com amostras de sementes, muvuca, sementes crioulas, cartilhas, livros e folhetos relacionados às sementes florestais, e também o local de análises e a câmara fria para armazenagem.

Abordaram a importância dos testes de germinação e os critérios de aprovação para uso e comércio. Reconheceram a importância do LASF nas análises e testes das sementes. E compreenderam que a qualidade para comercialização depende de cuidados na colheita e também no beneficiamento e armazenamento adequados. Por fim, fizeram a mistura de uma muvuca de sementes.

Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA
Arte: Ana Cibelle Prado / ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ ISAVIÇOSA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp