ISAVIÇOSA

ISAVIÇOSA realiza dia de campo com proprietários rurais participantes do projeto Semeando

Semeando Saberes sobre Restauração Ecológica foi o evento realizado no domingo, 21 de abril de 2024. Foi um momento de semear, trocar e partilhar ideias e, principalmente, celebrar os resultados do projeto Semeando Diversidade Plantando Água*.

Mais de 50 pessoas estiveram presentes na sede do ISAVIÇOSA, no Palmital, zona rural de Viçosa. Dentre elas, as famílias dos proprietários rurais participantes do projeto, equipe técnica e colaboradores, moradores do Palmital interessados em saber mais sobre a iniciativa. Adultos, idosos e crianças participaram com uma alegria contagiante e muita vontade de aprender mais sobre restauração ecológica.

O evento começou com uma deliciosa mesa de café da manhã, com diversas quitandas da roça e um cafezinho especialmente preparados para aquela manhã.  

Logo os presentes foram chamados para a roda de abertura. Cada um se apresentou dizendo o nome, onde mora atualmente e o nome de uma planta ou árvore que gosta. Na sequência, as apresentações do ISAVIÇOSA, da TNC e do projeto Semeando.

“Plantar e colher” foi a poesia lida para iniciar a dinâmica de preparo coletivo de uma muvuca de sementes. Cada participante colocou um saquinho de sementes no centro da roda, lendo o nome da espécie e trazendo uma palavra que representasse aquele momento. Alegria, esperança, amor, abundância, alimento, união foram algumas das palavras trazidas. No total foram misturadas 63 espécies de sementes. A muvuca foi depois ensacada e distribuída aos interessados em plantar.

Na sequência, os participantes se dividiram em dois grupos, uma parte foi visitar o Sistema Agroflorestal, implantado ali no local, e o outro foi percorrer a instalação artístico pedagógica com diversas informações e materiais relacionados ao projeto e também a apresentação dos resultados até o momento.  Depois inverteram, de forma que todos visitassem ambos os espaços.

Logo depois, realizaram visitas a algumas propriedades participantes do projeto. Duas vans transportaram o grupo para conhecer algumas áreas em restauração.

Na primeira propriedade, os visitantes conheceram um Sistema Agroflorestal implementado e também uma Área de Preservação Permanente – APP em recuperação.

Na outra, os técnicos do projeto mostraram a técnica de plantio total com linhas alternadas de muvuca de sementes e mudas utilizada para a recomposição da reserva legal da propriedade que fica em área de recarga hídrica de topo de morro.

Simultaneamente, o outro grupo visitou uma terceira propriedade e conheceu uma área em recuperação também através de Sistema Agroflorestal, e ainda as áreas de APP em recuperação no Sítio Palmital, que abriga a sede do ISAVIÇOSA.

Após as visitas, todos se reuniram em uma grande roda para o encerramento das atividades. Foi feita a entrega dos projetos de restauração de cada propriedade às respectivas famílias, junto com uma muda de juçara e um pacote de muvuca de sementes.

A palavra foi aberta na roda para quem quisesse trazer suas impressões sobre o dia, partilhas e agradecimentos. Muita emoção e comprometimento nas falas dos participantes.

O evento terminou com um delicioso almoço produzido pela Lucinha, cozinheira profissional, moradora do Palmital e proprietária rural participante do projeto.  Encerrou com chave de ouro esse dia tão especial de muito aprendizado, partilha, alegria e emoção.

* O projeto Semeando Diversidade Plantando Água vem sendo desenvolvido pelo ISAVIÇOSA, na região da APA São Bartolomeu, em Viçosa, na Zona da Mata mineira, desde agosto de 2023. O projeto foi elaborado a partir do Acordo de Cooperação firmado com a ONG internacional The Nature Conservancy (TNC Brasil @tncbrasil) na campanha Restaura Brasil. O propósito dessa cooperação é dar suporte ao ISAVIÇOSA no desenvolvimento de ações para implementação de uma agenda de conservação e restauração de ecossistemas na região de abrangência da bacia hidrográfica do rio Turvo Sujo, nos municípios de Coimbra, Cajuri, Teixeiras e Viçosa, de maneira a contribuir com os objetivos e metas da TNC, no âmbito das ações do Plano Conservador da Mantiqueira.

Para a temporada 2023/2024, a meta do projeto “Semeando Diversidade Plantando Água” é implementar e monitorar a restauração florestal de 26 hectares de área em propriedades rurais na microbacia do córrego Palmital, na região da APA São Bartolomeu, e no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor, em Viçosa, Minas Gerais. Para os anos seguintes, pretende-se ampliar a área de atuação para outras bacias hidrográficas do rio Turvo Sujo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp