ISAVIÇOSA

ISAVIÇOSA realiza monitoramento de áreas em restauração na Zona da Mata

A equipe técnica do ISAVIÇOSA, composta por seis técnicos do projeto Semeando Diversidade Plantando Água, esteve no entorno da Serra do Brigadeiro, em Rosário da Limeira, munícipio da Zona da Mata mineira, para realizar o monitoramento ecológico das áreas em restauração implementadas no ano passado, em parceria com o Iracambi e com a The Nature Conservancy – TNC.

O monitoramento foi realizado em oito hectares em restauração, sendo cinco hectares de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e três de plantio total com muvuca de sementes. Num total de quatro dias de trabalho, nos dias 16, 17, 23 e 24 de maio, a equipe avaliou 32 parcelas permanentes, fazendo a mensuração dos indicadores ambientais de projeção de copas, números de espécies e medição do desenvolvimento.

De acordo com Davi Senna, coordenador técnico da equipe, “o monitoramento ecológico é um grande feedback para quem vai a campo, pois possibilita ver o trabalho em andamento, os ajustes de manejo necessários e as possíveis operações técnicas a serem implementadas. Conseguimos também sugerir orientações técnicas de manutenção e de aprimoramento, com vistas ao seguimento, à continuidade da trajetória ecológica da área em restauração”.

Os sistemas agroflorestais monitorados demonstraram estar em pleno desenvolvimento. O foco dessa expedição foram os diferentes SAFs que têm o café como cultura principal. A equipe conheceu diferentes arranjos e consórcios em andamento. Algumas áreas apresentam desenvolvimento muito bom e outras regular, com necessidade de manutenção.

Nas áreas com muvucas de sementes plantadas há pouco mais de um ano, foi observado o bom desenvolvimento das espécies leguminosas de rápido crescimento que, em algumas áreas, já estão com as copas se encontrando, iniciando a formação de um dossel, o que é muito positivo pois contribui para desencadear processos ecológicos. No geral, foram observadas áreas com ótimo desenvolvimento e outras com necessidade de ajustes e até de replantio, sendo assim necessário o planejamento de ações para as próximas águas, isto é, para o próximo período de chuvas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp