ISAVIÇOSA

Jornada Agroecológica na Amazônia

O Instituto Socioambiental de Viçosa – ISAVIÇOSA vem colaborando em ações nas dimensões socioprodutivas, educacionais e culturais na região do Médio Purus, na Amazônia.

Uma dessas ações é o Programa de Agroecologia e Soberania Alimentar. Desenvolvido em conjunto com o Instituto Nova Era, Universidade Federal de Viçosa e organizações locais (Cooperativa Agroextrativista do  Médio Purus – COOPERAR e Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá  – AMVCM), o Programa visa  promover a agricultura familiar de base agroecológica e a soberania alimentar na região, buscando contribuir para a sustentabilidade e o bem viver na floresta.

No último mês de julho e início de agosto, a equipe técnica do ISAVIÇOSA esteve em campo realizando uma jornada agroecológica. Foram 21 dias intensos de atividades, em visita às comunidades tradicionais: Aldeia Camicuã, Fazenda São Sebastião e Vila Céu do Mapiá, onde foram realizados eventos agroecológicos, oficinas de educação alimentar, atividades de processamento de alimentos, ao longo de três semanas de trabalho. 

Na Aldeia Camicuã, a oportunidade de vivenciar a Festa de Xingané.  Três dias de troca de conhecimento, com alimentação 100% preparada com produtos locais, tendo como principais ingredientes: macaxeira, banana comprida, peixe e caça.

Ainda na Aldeia, foi feita uma reunião com a participação de 23 mulheres, e que trouxe resultados bem positivos, conforme nos conta Renata Solar, uma das coordenadoras do Programa de Agroecologia e Soberania Alimentar. “Houve um bom aproveitamento e bons contatos. Fizemos o calendário sazonal, conversamos sobre a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sobre ações futuras de planejamento agrícola e também sobre o trabalho das mulheres na Aldeia e a implementação da Caderneta Agroecológica”.

Na Comunidade Fazenda São Sebastião, foi realizada na escola local, com as crianças e jovens, uma capacitação sobre Educação Alimentar. Foi feito o preparo de pão de cará e pão de cacau, usando matérias-primas plantadas, colhidas e processadas pela comunidade. Foi um momento de troca de conhecimentos e prática transdisciplinar, com objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis, fortalecendo a riqueza e a sabedoria local.

Na Vila Céu do Mapiá, o Programa de Agroecologia e Soberania Alimentar promoveu, junto à Escola Cruzeiro do Céu, uma ação de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), conforme  preconiza a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). A proposta foi preparar o lanche da escola, com a colaboração dos estudantes do primeiro ao quinto ano, de forma que as crianças pudessem experimentar diferentes abordagens educacionais.

Outra ação realizada na Vila foi a grande celebração, no domingo, 6 de agosto, no Jardim da Natureza. O evento Troca de Saberes e Sabores: Almoço Agroecológico proporcionou um rico intercâmbio cultural. Essa atividade tem caráter socioprodutivo, cultural e político. Propõe que os produtores agroecológicos levem os produtos locais, para realizar o preparo dos pratos. E, as mulheres dialogam sobre o resgate alimentar da comunidade, enquanto planejam o cardápio do almoço, valorizando os alimentos locais e excluindo os ultraprocessados e industriais.

Os jovens participam da construção do evento, e enriquecem com atividades como oficina e teatro. Nesta edição, foram realizados uma oficina de paneiro e a apresentação teatral Lenda de Mani (Lenda da Macaxeira).

Cerca de 60 pessoas compareceram ao evento. Os pratos servidos foram arroz e feijão da Praia (comunidade vizinha), peixe moqueado, jerimum recheado de leite de castanha com camarão seco, caldo de peixe e caldo de galinha caipira. Houve também exposição de instrumentos musicais e de artesanato feito com sementes e penas, e pintura com jenipapo.

Fotos: Renata Solar e equipe Canal Jagube.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp