ISAVIÇOSA

Minicurso de Plantio de Água do XI Simpósio de Pós-Graduação em Agroecologia/UFV

O ISAVIÇOSA recebeu participantes do XI Simpósio de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Federal de Viçosa – UFV para um Minicurso de Plantio de Água.

O minicurso ocorreu na manhã de quinta-feira, 9 de novembro. Foi ministrado pelos pós-graduandos Bráulio Furtado Alvares (PPGAGC/UFV), Davi Salgado de Senna (PPGNSP/UFV), Helia de Barros Kobi (PPGCTA/UFV) e por Felipe Salgado Senna (ISAVIÇOSA).

A primeira parte do curso foi teórica. Foi relatado o histórico da tecnologia social e, em seguida, através de um círculo de cultura, foi construído coletivamente o conceito de Plantio de Água. Foram abordados também temas como ciclo da água, bacias hidrográficas, agroecologia, sistemas agroflorestais, recuperação de nascentes e matas ciliares, dentre outros.

Na sequência, os participantes partiram para as atividades de campo. Realizaram o percurso das trilhas interpretativas do programa Microbacia Escola, onde puderam praticar a leitura das características de uma bacia hidrográfica – atividade essencial para planejar as ações de Plantio de Água. Conheceram as técnicas implantadas no sítio: terraços em nível, caixas secas e caixas cheias. Também conversaram a respeito de tratamento do esgoto rural, técnicas edáficas e vegetativas de conservação do solo e água, e restauração florestal.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp