ISAVIÇOSA

Restauração florestal na Zona da Mata

O ISAVIÇOSA, em parceria com a The Nature Conservancy – TNC e o Instituto Iracambi, está trabalhando na restauração de algumas áreas de Mata Atlântica, na região do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata mineira.

Quatro hectares já estão sendo implantados, e o projeto prevê mais áreas no próximo período de chuvas. Para o plantio, estão utilizando a Muvuca de Sementes.

Trata-se de uma técnica de semeadura direta, que emprega o uso de adubação verde e um mix de grande diversidade de espécies de sementes nativas que vão formar a estrutura florestal da área restaurada, em um curto espaço de tempo.

As duas instituições parceiras irão monitorar a área-piloto de implantação durante os próximos cinco anos.

Nesta semana, usando a metodologia de planejamento participativo Dragon Dreaming, será iniciado também o processo de organização de uma rede de coletas de semente para a Zona da Mata. O evento acontece na sede do ISAVIÇOSA, que é parceiro nesta construção junto à TNC e outras instituições, dentre elas: Caminhos de Semente, Instituto Socioambiental – ISA, IEF, UFV e Instituto Iracambi.

Fotos: Rahi Rodrigues e Felipe Senna

Texto: Júlia Christo

Arte: Ana Cibelle Prado Ferreira

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp