Um grupo de 15 estudantes, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), acompanhados dos professores Roberto Goulart e Jaqueline Ribeiro, estiveram na Microbacia Escola, na tarde de 8 de outubro.
🔸️“O objetivo principal da visita foi proporcionar aos estudantes o contato com técnicas retrospectivas utilizadas em construções, no local, com foco em arquitetura de terra crua, para estudar e preservar o patrimônio e verificar a possibilidade de aplicação na arquitetura contemporânea”, explica o professor Roberto Goulart.
🔸️Na área da Microbacia Escola, o grupo visitou várias construções existentes, executadas com técnicas como taipa-de-pilão, adobe, pau-a-pique, BTC (Bloco de Terra Comprimida) ou tijolo de solo-cimento, e também pode observar o uso de materiais de demolição em novas construções.
🔸️Um ponto alto da visita foi a oportunidade de acompanhar in loco a execução da técnica taipa-de-pilão. O grupo pode observar ao vivo, conversar com os construtores, tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre a técnica.
🔸️Paralelo ao tema do foco da disciplina, a turma conheceu ainda um pouco sobre o Programa Microbacia Escola e sobre as técnicas e tecnologias sociais implementadas, que envolvem, além da bioconstrução, recuperação de áreas degradadas, agrofloresta, plantio de água e saneamento ecológico.
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA



























