Em comemoração ao Dia da Água (celebrado em 22 de março), o Programa UFV+Sustentável da Diretoria de Meio Ambiente da Universidade Federal de Viçosa (UFV) promoveu uma visita guiada à Microbacia Escola do ISAVIÇOSA.
A atividade ocorreu na manhã do dia 26 de março. O convite foi aberto aos interessados da comunidade acadêmica e conseguiu mobilizar 32 pessoas, entre estudantes, professores, servidores, vinculados a diversos departamentos e setores que integram o Programa UFV + Sustentável.
Na Microbacia Escola, o grupo foi recebido pela equipe ISAVIÇOSA em uma grande roda de apresentações.
Na sequência, se dividiram em dois grupos para visitarem as tecnologias sociais e práticas regenerativas implementadas no local.
Bráulio Furtado, engenheiro agrônomo, diretor do ISAVIÇOSA e gestor de projetos, guiou uma parte dos visitantes e a outra foi guiada por Rahi Dini, engenheiro florestal e colaborador do ISAVIÇOSA.
O professor de arquitetura Roberto Goulart, que é co-fundador do instituto, também esteve presente e pode contar um pouquinho sobre a história do ISAVIÇOSA, sobre a forma diferenciada de ocupação do local e sobre as técnicas de bioconstrução utilizadas em algumas estruturas do sítio.
Os participantes fizeram uma agradável caminhada pelas trilhas conhecendo as estruturas de plantio de água e diferentes técnicas de reflorestamento (como sistema agroflorestal, regeneração natural assistida, semeadura direta com muvuca de sementes).
Visitaram também a Janela do Tempo e o sistema agroflorestal próximo à nascente mais alta do ribeirão São Bartolomeu.
Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA
Arte: Ana Cibelle Prado / ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ ISAVIÇOSA

































