A semeadura direta com muvuca de sementes é uma das técnicas escolhidas pelo ISAVIÇOSA para os trabalhos de Restauração Ecológica.
Embora seja uma prática ancestral praticada pelos indígenas, a semeadura direta com muvuca de sementes vem sendo amplamente utilizada pelos projetos de restauração, há apenas quinze anos aproximadamente.
Consiste na mistura de sementes de diversas espécies arbóreas e arbustivas nativas, espécies agrícolas e de adubação verde. Este conjunto diversificado de sementes é semeado simultaneamente, podendo ter diferentes espaçamentos de plantios (em área total, em sulcos e até em berços).
As espécies reunidas possuem diferentes funções, características e períodos de permanência.
Com diferentes ciclos de vida (ou classes sucessionais) proporcionam a cobertura do solo e o desenvolvimento da vegetação desde os primeiros meses até décadas após o plantio, permitindo a trajetória ecológica da área em restauração.
A técnica é rústica e resiliente, tendo demonstrado eficiência nesses tempos de mudanças climáticas e eventos climáticos extremos.
Muvuca no projeto Semeando
No projeto Semeando Diversidade Plantando Água, o ISAVIÇOSA está implementando técnicas de restauração (Muvuca de sementes e outras) em 26 hectares distribuídos em propriedades rurais na microbacia do córrego Palmital, na região da APA São Bartolomeu, e no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor, em Viçosa, Minas Gerais.
O acesso às sementes pelo ISAVIÇOSA se deu por meio do acordo de cooperação estabelecido com a ONG The Nature Conservancy – TNC, que participa do movimento do Redário de Redes de Sementes (https://www.redario.org.br/), uma iniciativa do Instituto Socioambiental (ISA).
O ISAVIÇOSA vem trabalhando junto ao ISA, TNC, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Estadual de Florestas (IEF) para a articulação de redes de sementes em Viçosa e região.
Uma visão holística da Muvuca
De forma holística, Renata Solar, engenheira agrônoma, homeopata na agricultura e extensionista do ISAVIÇOSA, explica para gente o que é a muvuca de sementes.
“Muvuca é uma palavra de origem indígena que significa mistura.
O plantio de semeadura direta com muvuca de sementes coopera com as dimensões ambientais, sociais e econômica. A Terra, ao acolher uma diversidade de sementes num berço caloroso, possibilita emergir sucessivas sementes em espaço e tempo diferentes, o que confere o fenômeno de autorregulação eficiente na restauração ecológica.
No aspecto social, o conhecimento tradicional dos coletores conserva viva a técnica de coleta de sementes que respeita a sazonalidade natural das espécies. Também cultiva o ciclo dessas espécies, a longo prazo, repassando aos aprendizes que mantém o elo da sobrevivência da Floresta. Nesse sentido, o fortalecimento dos coletores é alimentado pela geração de renda que valida o conhecimento local como um sistema rentável.”