ISAVIÇOSA

Feira de Trocas do Projeto Lixo Zero

Na manhã do último domingo, 26 de março, o ISAVIÇOSA promoveu uma Feira de Trocas, como parte do projeto Educação para transformação: Lixo Zero, uma ação possível.

O projeto está sendo desenvolvido com a comunidade do Palmital, bairro rural do munícipio de Viçosa, Minas Gerais, onde está situada a sede do instituto. O projeto foi contemplado no Edital Educação com Cidadania 2022, do Instituto Chamex. A Feira de Trocas é uma das ações propostas pelo projeto e visa oferecer uma oportunidade para a prática da economia solidária. Na Feira não há circulação de dinheiro, nada se vende, nada se compra, tudo se troca.

Cerca de 40 pessoas, de idades variadas, estiveram presentes no evento. Crianças, jovens, adultos e idosos, todos bem empolgados em fazer as trocas. O músico Daniel Adnet marcou presença e fez um som, animando ainda mais a Feira!

A equipe ISAVIÇOSA preparou uma instalação pedagógica sobre o projeto na qual foram expostos, de forma bem criativa, diversos materiais didáticos e informativos sobre o projeto. Fizeram também um painel para registrar os produtos e serviços oferecidos pelos moradores do Palmital. E ainda uma exposição de fotos das diversas atividades e ações já desenvolvidas.

Em um mural, apresentaram também os projetos arquitetônicos das lixeiras e do ecoponto que serão construídos. Vale ressaltar que estes projetos foram desenvolvidos de forma participativa, colhendo sugestões dos jovens Agentes Lixo Zero – formados na capacitação oferecida pelo projeto em outubro do ano passado – e também de uma arquiteta, de mestres de obras e pedreiros, e de moradores do Palmital.

Uma grande diversidade de itens foram trazidos pelos participantes: roupas, bolsas, acessórios, calçados, livros, artesanatos, mudas de plantas, sementes, compostos orgânicos, produtos de limpeza caseiros, alimentos, brinquedos… E muitas trocas foram realizadas.

Laura Pavel, moradora da comunidade, relatou que foi a primeira vez que participou de uma feira de trocas e traduziu bem, em suas palavras, o objetivo da Feira: “amei demais , acho que seria legal fazer novas edições, pois afinal não tem nada mais sustentável que trocar coisas que você não usa mais, mas que pode fazer outras pessoas felizes”.

Que venham mais edições da Feira de Trocas!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp