ISAVIÇOSA

Formação Lixo Zero

No sábado, dia 29 de outubro, o ISAVIÇOSA promoveu o Dia de Capacitação para Agentes Multiplicadores das práticas do Lixo Zero. 

A atividade é parte do projeto “Educação para transformação: Lixo Zero, uma ação possível”, aprovado no Edital Educação com Cidadania, do Instituto Chamex. O projeto teve início no último mês de agosto e segue até março de 2023. Está sendo desenvolvido com os moradores do Palmital, comunidade da zona rural de Viçosa, onde está localizada a sede do instituto. 

Cerca de 40 pessoas participaram da formação, sendo a grande maioria moradores do Palmital, de idades variadas, entre 12 e 74 anos. As crianças também estiveram presentes, e alegraram ainda mais as atividades.

O evento foi conduzido por Ana Carolina Simas, a Cacá, que contribuiu com sua organização e moderação na arte de anfitriar. Contou também com a presença do casal Rubinho e Cassinha, trazendo alegria e descontração com a dança circular. A alimentação ficou sob o comando de Efigênia Pereira, a Fi, e de seu auxiliar Júlio, que prepararam dois lanches saudáveis e nutritivos (manhã e tarde) e um almoço muito especial, priorizando produtos locais e da agricultura familiar. 

A programação foi intensa, mas leve e divertida. Se estendeu durante todo o sábado, das 8 às 17 horas, e proporcionou muitas trocas e aprendizados. 

Para a Roda de Abertura, a pessoa mais velha e a mais nova presentes no círculo foram convidadas para acender a chama, simbolizada pela vela no centro do salão, e fazer uma intenção para o dia. Em seguida, foi proposta uma dinâmica de apresentação. Logo após, os presentes assistiram o vídeo “Os impactos do lixo na natureza. A reciclagem como uma solução”, produzido por estudantes da Unicamp, e parte do “Catadores, Reciclagem Popular e Extensão Universitária”, produzido por estudantes da UFV. 

Após os vídeos, abriu-se uma Roda de Conversa, com a participação ativa de todos os presentes. Além dos moradores do Palmital, participaram também os representantes do SAAE Viçosa, Marcos Nunes (Diretor Presidente) e Maxmiler Ferreira (Diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos). Ligia de Lima representou o Projeto InterAção, da UFV. Felipe Simas, do Departamento de Educação da UFV, – e que desenvolve projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão na Microbacia Escola do ISAVIÇOSA, e tem sido um dos idealizadores deste espaço como local de educação sustentável e transformadora, –  também marcou presença. Marques Médice, o Xaropinho, falou em nome da comunidade do Palmital e Pedro Christo, diretor do ISAVIÇOSA, representou o instituto. Paola Villaschi e Júlia Christo, coordenadoras do projeto, apresentaram o conceito Lixo Zero e contextualizaram sobre a elaboração da proposta aprovada pelo Instituto Chamex e sobre as ações planejadas para o Palmital.   

Após a conversa, um intervalo para o lanche. Na volta, foi apresentado o resultado das entrevistas feitas com 59 famílias da comunidade do Palmital, mostrando como lidam com os resíduos hoje, os desafios enfrentados e sugestões para melhorar. Ainda antes do almoço, os presentes se dividiram em grupos e realizaram um Círculo de Sonhos para os próximos seis meses em relação às questões do lixo no Palmital. Foi feita a leitura desses sonhos e pode-se perceber a sensibilização, mobilização e engajamento dos presentes.

O almoço foi servido com um cardápio muito especial, vegetariano, diferenciado, nutritivo. Para a sobremesa, jabuticaba no pé e picolé!!!

Na parte da tarde, foi o momento “mão na massa”! Depois de uma conversa com as representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa – ACAT, Eni dos Anjos e Silvania Ramos – que explicaram o que se recicla e o que não se recicla, em Viçosa – os participantes foram fazer a separação e pesagem dos resíduos produzidos no evento. Foram 19kg de orgânicos, 510g de recicláveis e 305g de rejeitos. Os orgânicos foram todos encaminhados para a composteira, os recicláveis encaminhados para a Associação, e os rejeitos, para a coleta do SAAE. Importante ressaltar que foram menos de 10g de rejeitos produzidos por pessoa! Foi realmente um evento Lixo Zero! 

Para encerrar o dia com muita alegria, os agentes Lixo Zero fizeram um lanche delicioso, seguido de uma grande roda, dançando e cantando pela paz! 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp