ISAVIÇOSA

Microbacia Escola volta a receber visitas

Depois de um longo período, devido à pandemia da Covid-19, nesse segundo semestre de 2022, o ISAVIÇOSA retomou as visitas guiadas e as atividades de educação para regeneração e sustentabilidade do programa Microbacia Escola.

No dia 25 de agosto, o diretor do ISAVIÇOSA e também professor do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa, Pedro Christo Brandão, acompanhou a visita da professora Svetlana Fialho e dos estudantes por ela coordenados no Projeto de Extensão em Recuperação de Áreas Degradas, da mesma instituição.  O objetivo da visita foi conhecer a área da Microbacia Escola: as tecnologias sociais implementadas, as práticas regenerativas em curso, e o ambiente em geral.  

Os estudantes retornaram a campo, no dia 21 de setembro, para realizar uma atividade prática. Fizeram a coleta de dados para estimativa do volume das caixas secas e trincheiras já antigas e das recém-construídas.

Em outubro último, no dia 25, foram os estudantes do curso de Educação do Campo, do Departamento de Educação da UFV, que fizeram uma visita à Microbacia Escola. Vieram acompanhados do professor Felipe Simas, para conhecer as práticas e técnicas regenerativas implementadas no Sítio Palmital.

Ainda nesse semestre, no dia 23 de novembro, alunos e alunas dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, de Viçosa, visitaram a Microbacia Escola. A visita foi guiada pelo professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, e colaborador do ISAVIÇOSA, Roberto Goulart, e pela gestora de projetos, Tatiana Reis. Os jovens vieram acompanhados dos professores de Ciência e Tecnologia, André Oliveira, e de Cidadania, Valter Batalha.  

O objetivo da visita foi ver em prática, “ao vivo e a cores”, alguns temas ligados a meio ambiente abordados em sala de aula, principalmente em relação à preservação. Os professores destacaram como pontos altos da visita a caminhada nas trilhas para conhecerem as caixas secas, as conversas sobre educação ambiental e plantio de água e a oportunidade de conhecerem a tecnologia do banheiro seco.

E nesse mesmo dia, Pedro Christo e Bráulio Furtado, gestores do ISAVIÇOSA, receberam a visita de Arthur Petruccelli e Vinícius Gaburro De Zorzi, especialistas em restauração florestal, da The Nature Conservancy – TNC – organização não governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente.

Em quase 10 horas de trabalho, os técnicos realizaram levantamentos de informação acerca da qualidade ambiental local, e também implementaram áreas de teste para avaliação do potencial de regeneração natural.

Os participantes avaliaram a atividade com positividade, destacando sobretudo a importância da troca de conhecimentos e o fortalecimento da parceria entre as instituições.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp