ISAVIÇOSA

Manhã de Encontro Agentes Lixo Zero

No último sábado, 3 de dezembro, os agentes Lixo Zero estiveram reunidos no ISAVIÇOSA. Foi o primeiro encontro após a capacitação ocorrida no dia 29 de outubro.

A abertura do evento aconteceu com um delicioso café da manhã. Visando praticar o consumo consciente, favorecendo a economia local e diminuindo a pegada ecológica, as organizadoras do café priorizaram os alimentos produzidos no munícipio de Viçosa.

Café da manhã com alimentos produzidos em Viçosa

Após o Café, os agentes se reuniram em roda para compartilhar o que conseguiram aplicar, nos últimos 30 dias, sobre as práticas do Lixo Zero aprendidas, e receber o certificado do Dia de Capacitação.

Agentes Lixo Zero recebem certificado

Em seguida conversaram sobre os locais das lixeiras e ecoponto. A equipe do projeto fez uma apresentação com mapa e imagens dos locais sugeridos nas entrevistas com os moradores e também dos apontados no círculo de sonhos realizado na capacitação. Assim, puderam analisar junto aos agentes e chegar em um consenso sobre os melhores locais. Decidiram então reformar duas lixeiras já existentes, reativar duas que foram retiradas pelos próprios moradores, construir duas novas em locais que ainda não têm, e excluir uma, que está em um ponto de difícil manutenção pela comunidade. 

Para o ecoponto, também ficou decidido que será implementado no local indicado pela maioria dos moradores. A presença de Paulo Soares, na roda de conversa, foi fundamental para essa decisão. Seu Paulo – que é proprietário do espaço indicado para construção do ecoponto – afirmou estar de acordo com a instalação, e se prontificou a colaborar no que for possível, para essa ação.

Os presentes conversam sobre os locais para lixeiras e ecopontos

O grupo conversou ainda sobre modelos de lixeiras e ecoponto. A equipe do projeto fez uma pesquisa e apresentou algumas ideias para os presentes que também trouxeram algumas sugestões sobre estrutura, materiais de construção, sinalização, dentre outras observações importantes.

Agentes Lixo Zero conversam sobre modelos de lixeiras e ecopontos

Por fim, como encaminhamento do encontro, ficou indicado a elaboração dos projetos das lixeiras e do ecoponto, de acordo com a especificidade de cada ponto onde serão instalados ou reformados. 

A partir daí, será marcada uma reunião comunitária para apresentar aos moradores do Palmital tanto os locais quanto os projetos. Dessa forma, será possível fazer, de forma participativa, o planejamento e a realização dos mutirões de limpeza dos locais e de construção e reforma das lixeiras e ecoponto.

Seguimos então, com dedicação e força de vontade, em busca de tornar o lixo zero uma ação possível, na comunidade do Palmital!

Esta é mais uma ação do projeto Educação para transformação: Lixo Zero, uma ação possível. O projeto está sendo desenvolvido pelo ISAVIÇOSA com a participação ativa da comunidade do Palmital, no município de Viçosa, Minas Gerias, com o apoio do Instituto Chamex, através do Edital Educação com Cidadania.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp