ISAVIÇOSA

ISAVIÇOSA apoia evento “Cannabis Brasil – Possibilidades e Desafios”

Entre os dias 25 e 27 de maio, ocorreu o evento “Cannabis Brasil – Possibilidades e Desafios”, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A organização envolveu pesquisadores(as), técnicos(as), juristas, médicos(as), pacientes e agricultores(as) da Zona da Mata de Minas Gerais, articulados na Associação Comunitária Liamba Agroecológica da Mata (ACOLHAM) e na UFV, as duas instituições organizadoras do encontro — que contou com o apoio do ISAVIÇOSA, do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia da UFV (ECOA), do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) e da Organização Cooperativa de Agroecologia (OCA).

A programação se iniciou com o Simpósio “Cannabis Brasil – Possibilidades e Desafios”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Fitotecnia da UFV com o objetivo de debater, trocar e aprofundar conhecimentos sobre o uso da Cannabis a partir de quatro eixos: medicina canábica; pesquisa acadêmica; aspectos jurídicos; experiências de pacientes. Além das mesas temáticas do evento, foi realizada, no dia 26 de maio, uma audiência pública na Câmara Municipal de Viçosa, a fim de aproximar a sociedade civil e o poder público das pesquisas acadêmicas e trabalhos de extensão desenvolvidos sobre a aplicação medicinal da Cannabis, como também pensar em estratégias coletivas para garantir os direitos de pacientes que necessitam do acesso a medicamentos e tratamentos à base da planta, no Brasil.

Na Mesa de Abertura, dia 25, 19h, o ISAVIÇOSA foi representado por Tatiana Reis, membra do conselho administrativo do Instituto. Para ela, é imensamente importante apoiar instituições como a UFV nas pesquisas sobre a Cannabis para uso medicinal, como também incentivar o debate e a conscientização sobre o tema.

Registros da Mesa de Abertura do evento (da direita para esquerda): Ricardo Nemer, advogado e ativista da Rede Reforma (Rede Jurídica Pela Reforma da Política de Drogas); prof. Derly Silva, do Departamento de Fitotecnia; prof. Ricardo Henrique, do Departamento de Agronomia; prof. Raul Guedes, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFV; Tatiana Reis, do ISAVIÇOSA; Beth Cardoso, do CTA-ZM; Christina Grupioni, da OCA; e Laura Espósito, da ACOLHAM.

Texto: Assessoria de Comunicação ISAVIÇOSA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp