ISAVIÇOSA

Conservador da Zona da Mata promove capacitação sobre políticas públicas para restauração florestal

Nos dias 02 e 03 de junho, o ISAVIÇOSA participou da Capacitação em Políticas Públicas para restauração de paisagens e florestas e desenvolvimento rural sustentável, realizada no Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (DEF-UFV). A atividade, promovida pelo Conservador da Zona da Mata, tinha como objetivo preparar representantes governamentais e instituições ambientais da região mineira para o uso das ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e de gestão do uso do solo disponibilizadas pela The Nature Conservancy (TNC) Brasil, por meio do Portal da Mantiqueira.

A ementa do curso abrangeu conceitos norteadores da utilização de geotecnologias, SIG e geoprocessamento, com apresentação da base de dados da plataforma e abordagem de casos e exercícios práticos para planejamento de ações de restauração florestal na Mata Atlântica. Ao todo, foram 16 horas (na manhã e tarde dos dois dias, quinta e sexta-feira) do Módulo Prático, ministrado pelo instrutor Edson Santiami, especialista em Projetos da TNC Brasil — ONG internacional que opera, nessa área, desde 1951, e que foi a responsável por desenvolver o Portal.

Segundo os organizadores, o Portal da Mantiqueira pode ser definido como “um instrumento voltado à gestão de informações georreferenciadas que monitora mais de 400 municípios que integram programas de restauração na região”. Eles afirmam ainda que, além de reunir os dados espaciais, a plataforma conta com funcionalidades e recursos que oferecem aos gestores locais, gratuitamente, um ambiente espacial e cadastral para auxiliar na tomada de decisão e, ao mesmo tempo, permite aos interessados a coleta de dados, a geração de relatórios recentes e uma visão ampla e completa sobre restauração florestal.

Dessa forma, a plataforma tem como objetivo gerar dados úteis em prol da preservação ambiental, podendo contar com a participação de gestores municipais e parceiros ao inserirem informações fundamentais para que autoridades locais e proprietários elaborem estratégias e tomada de decisões para projetos de conservação e restauração.

O Portal faz parte do Plano Conservador da Mantiqueira, uma iniciativa coletiva de promoção da restauração de paisagens na região de influência da Serra da Mantiqueira. Inclusive, no final de abril, o ISAVIÇOSA recebeu uma equipe de integrantes do Plano Conservador da Mantiqueira e do Programa Conservador da Zona da Mata em sua sede.

Bráulio Furtado, gestor do ISAVIÇOSA, fez parte da turma contemplada com a capacitação e conta que “participar do treinamento foi muito bom para ter contato com o Portal da Mantiqueira e compreender as potencialidades dessa ferramenta, a fim de auxiliar nos processos de regeneração ecológica”. Ele relata ainda que, além dessa experiência, a ocasião surgiu como uma oportunidade de encontro entre agentes envolvidos/as na preservação ambiental da Zona da Mata.

“Tivemos representantes de municípios da região e de gestores ligados à ONGs, entidades do Terceiro Setor, como o nosso caso. Então, nós pudemos trocar as impressões e as realidades de cada localidade, um intercâmbio de conhecimento muito enriquecedor, que contribuiu demais para o nosso aprendizado, junto ao movimento de conhecer o Portal em si”, explica Furtado.

Por fim, o gestor adiciona que, além do Portal, a TNC desenvolve atividades ligadas à captação de recursos para a implementação de projetos voltados à restauração ambiental. “Por isso, o Portal pode servir como uma ponte que liga as instituições que fazem parte do Conservador da Mata Atlântica e as do programa Conservador da Zona da Mata – que estão na ponta executando os projetos – às ações da TNC voltadas à captação de recursos para financiar essas ações”, conclui ele.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp