ISAVIÇOSA

ISAVIÇOSA celebra encerramento de projeto

É com muita satisfação que o ISAVIÇOSA celebra o encerramento do projeto Educação para transformação: Lixo Zero, uma ação possível.

O projeto teve início em agosto de 2022, quando o ISAVIÇOSA foi contemplado no edital Educação com Cidadania 2022, do Instituto Chamex.

Foram 10 meses de atividades para implantação das práticas do Lixo Zero na comunidade do Palmital, na região da APA São Bartolomeu, na zona rural do munícipio de Viçosa, Minas Gerais. Tais práticas consistem em fazer o correto encaminhamento e máximo aproveitamento dos resíduos sólidos, em suas três frações: orgânicos, recicláveis e rejeitos, visando reduzir a quantidade de lixo produzido a zero.

O objetivo principal do projeto foi a mobilização e formação de agentes comunitários multiplicadores, que pudessem orientar familiares e vizinhos nas práticas da compostagem e da coleta seletiva e, também, no correto encaminhamento dos rejeitos. Para isso, foram realizadas diversas ações junto aos moradores do Palmital.

A primeira foi a visita às residências para apresentação do projeto e escuta da comunidade. Foram 59 famílias entrevistadas pela equipe do projeto, que entregou um folheto com informações sobre a iniciativa, ações propostas e formas de participação. Nas conversas, foram colhidas também informações e sugestões dos moradores em relação à gestão dos resíduos sólidos na comunidade.

Na sequência, foi realizado o Dia de Formação dos Agentes Multiplicadores, com mostra de vídeos, roda de conversas com representantes da autarquia responsável pela coleta de resíduos sólidos no munícipio (SAAE Viçosa) e com membros da associação de catadores de recicláveis (ACAT), e oficinas de projetos colaborativos (inspirada na metodologia Dragon Dreaming), de gestão de resíduos e de compostagem (Composta Vida). Foi um dia inteiro de atividades e muito aprendizado, com a participação de mais de 40 pessoas, entre jovens, adultos, crianças e idosos.

Na continuidade do processo de formação, foi realizada a Manhã de Encontro dos Agentes Lixo Zero. Através de um processo participativo, os presentes analisaram e definiram em consenso os modelos de três lixeiras comunitárias e de um ecoponto a serem construídos na comunidade e também decidiram coletivamente os locais de instalação desses coletores.

Através do projeto, os Agentes Lixo Zero e o ISAVIÇOSA promoveram também um Mutirão de Limpeza de algumas áreas da comunidade. E no mês de março, realizaram a Feira de Trocas, para os moradores do Palmital, amigos e familiares. Cerca de 40 pessoas participaram e realizaram diversas trocas, dos mais variados itens: roupas, acessórios, bolsas, livros, alimentos, plantas, mudas, sementes, brinquedos e também serviços.

Por fim, foram construídas três novas lixeiras e um ecoponto, na comunidade, que já estão em pleno funcionamento. As lixeiras são para destinar os rejeitos, que são recolhidos duas vezes na semana, pelo SAAE – Viçosa. Já no ecoponto, os moradores podem depositar todos os materiais recicláveis destinados à coleta seletiva. Ali ficam armazenados, de forma segura, até a coleta pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT).

Tanto nas lixeiras quanto no ecoponto foram instaladas placas informativas que explicam os materiais que podem ser depositados ali, a forma correta de embalá-los e também os dias e horários das coletas.

O projeto se encerrou no final de maio último, mas com certeza os trabalhos não terminaram. No momento, os agentes lixo zero estão visitando as famílias do bairro e distribuindo um folheto informativo com dicas e orientações sobre o uso correto das lixeiras comunitárias e ecoponto, informações sobre as atividades realizadas no decorrer do projeto, e incentivo para a prática da compostagem. Estão entregando também um imã de geladeira com informações sobre como separar e encaminhar corretamente as três frações do lixo.

Seguimos juntos, agindo localmente por um bairro mais limpo e organizado e um planeta mais feliz!

#lixozero #isaviçosa #institutochamex #educaçãocomcidadania

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp