ISAVIÇOSA

ISAVIÇOSA recebe visita de participantes da Semana do Fazendeiro

Na tarde de 15 de agosto, a sede do ISAVIÇOSA recebeu a visita dos participantes do curso “Sistemas Apropriados para Tratamento de Esgoto em Propriedades Rurais”, coordenado pela professora Ana Augusta Rezende, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O curso foi oferecido na Semana do Fazendeiro  e discutiu questões ligadas ao saneamento rural.

A turma de 15 pessoas era bem diversa e reuniu agricultores, gestores, secretários municipais de agricultura e de meio ambiente, bem como técnicos, professores, ex-estudantes e estudantes dos cursos de engenharia.

Bráulio Furtado, um dos gestores do ISAVIÇOSA, guiou o grupo no percurso, mostrando os sistemas implementados no local, dentre eles: banheiro seco, fossa de evapotranspiração, fossa biodigestora modelo EMBRAPA, círculo de bananeiras e também as estruturas de plantio de água como terraços, caixas secas e cheias. 

De acordo com a professora Ana Augusta, a atividade visou apresentar in loco o funcionamento e as formas de manutenção de alguns sistemas de tratamento de esgoto em propriedades rurais. 

A docente ressaltou  que a visita “foi muito boa, como sempre, pois complementou o conteúdo abordado em sala de aula”. Além disso, “superou as expectativas dos participantes, que ainda puderam conhecer um pouco mais sobre a prática do plantio de água”, concluiu ela. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp