ISAVIÇOSA

ISAVIÇOSA sediou o I Encontro de Formação de Rede de Coletas de Sementes

No último sábado, 3 de fevereiro, o ISAVIÇOSA foi sede do evento de extensão “Construindo Conhecimento para Restaurar Paisagens”, promovido no âmbito de cooperação técnica entre a UFV e a organização ambientalista The Nature Conservancy (TNC). O objetivo foi dar início ao processo de construção de uma Rede de Coleta de Sementes na Zona da Mata mineira.

O encontro teve a participação de cerca de 20 pessoas, entre agricultores(as), assentados(as) da reforma agrária, professores(as) universitários(as), pesquisadores(as) e representantes das ong’s TNC e ISAVIÇOSA.

De acordo com Bráulio Furtado, mestrando em Agroecologia na UFV e organizador do evento, “a proposta foi realizar um intercâmbio agroecológico para a construção coletiva do conhecimento a respeito da restauração dos nossos territórios por meio da agroecologia e reunir lideranças comunitária para se iniciar o processo de formação de redes de coleta de sementes para abastecer os projetos de restauração na região.”

Após a rodada de apresentação, os participantes realizaram uma mesa da partilha e compartilharam suas experiências e visões em relação ao processo de restauração ecológica. Em seguida, houve uma visita guiada pelas trilhas da Microbacia Escola do ISAVIÇOSA para se conhecer áreas de restauração florestal, que estão sendo implantadas com a semeadura direta de muvuca de sementes e mudas, além das áreas recuperados por regeneração natural e técnicas de plantio de água.

Após o almoço, foi realizado um círculo de cultura com elementos geradores trazidos da caminhada por cada participante. Em seguida, os participantes escutaram os representantes da Rede de Sementes do Vale do Paraíba/SP, a respeito da formação e funcionamento de redes de coleta de sementes, com seus desafios e oportunidades. Para finalizar o encontro, foi realizada uma troca de sementes e mudas (espécies nativas e crioulas) entre os participantes.

Os próximos passos do projeto serão intercâmbios em algumas comunidades representadas nesse primeiro encontro, para dar continuidade ao processo de difusão da restauração por meio da agroecologia e da formação da rede de coleta de sementes da Zona da Mata.

O ISAVIÇOSA, além de sediar o encontro, é uma das entidades que está apoiando a criação das redes de coleta de sementes na Zona da Mata mineira, junto ao Instituto Socioambiental (ISA), The Nature Conservancy (TNC), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp