ISAVIÇOSA

Lixo Zero, uma ação possível

No último mês de agosto, o ISAVIÇOSA deu início às atividades do projeto “Educação para transformação: Lixo Zero, uma ação possível”. Aprovado no Edital “Educação com Cidadania” do Instituto Chamex, o projeto terá duração de oito meses, seguindo até março de 2023.  

O objetivo principal dessa iniciativa é mobilizar e capacitar agentes de transformação social cidadã, para poderem multiplicar, na comunidade do Palmital, – bairro rural onde está localizada a sede do ISAVIÇOSA, – os aprendizados e as práticas para a produção do Lixo Zero.  

As práticas de Lixo Zero buscam fazer o máximo aproveitamento e o correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, para reduzir a quantidade de lixo produzido a zero.  

Tanto a equipe do ISAVIÇOSA quanto muitos moradores do Palmital vêm, há tempos, se sentindo incomodados com a gestão dos resíduos sólidos na comunidade. Através do projeto, estão tendo a oportunidade de juntos construírem alternativas para melhorar a situação local. 

E para isso, o ISAVIÇOSA convidou a comunidade para dialogar, refletir e trocar saberes; aprender a praticar a compostagem; apoiar a coleta seletiva e encaminhar os resíduos corretamente; e participar ativamente de mutirões, feiras de trocas e eventos comunitários.

As principais ações planejadas são: visita às famílias moradoras da comunidade para apresentação do projeto e escuta; evento de formação de agentes comunitários multiplicadores para orientar sobre compostagem, reciclagem e práticas do Lixo Zero; realização de mutirão para a limpeza e organização dos pontos de coleta de lixo já existentes, e instalação de novos coletores e de um ecoponto para resíduos recicláveis; realização de uma Feira de Trocas e de atividades culturais.  

Atividades já realizadas 

A primeira atividade já realizada foi a visita às residências do Palmital para apresentação do projeto e convite para participação nas atividades. Foi feita também uma entrevista para conhecimento das práticas cotidianas na lida com os resíduos, e para colher ideias e sugestões. 

Outra ação realizada, no dia 17 de setembro, foi a reunião da equipe do projeto com representantes do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE Viçosa) – entidade responsável pela coleta dos resíduos sólidos no município. Na oportunidade, o projeto foi apresentado ao Diretor Presidente, Marcos Nunes Coelho Junior, ao Diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos, Maxmiler Ferreira de Castro, e ao Chefe da Seção de Limpeza Pública, Gilberto das Graças de Andrade. Estes se prontificaram em colaborar no que for possível e a participar do evento de formação dos agentes multiplicadores das práticas do Lixo Zero, trazendo informações do cenário atual da gestão dos resíduos sólidos em Viçosa. 

No dia 17 de outubro, outra realização do projeto foi a aproximação e troca de experiências com o “Projeto InterAção – Responsabilidade Social e Meio Ambiente”.  O Projeto InterAção é um programa de extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que tem como foco o fortalecimento da coleta seletiva bem como a inclusão e valorização do trabalho das associações de catadores de Viçosa.

E hoje, dia 21 de outubro, a equipe  do projeto participou do Fórum Municipal Lixo e Cidadania Viçosa (FMLC-Viçosa), importante espaço de articulação e proposição de soluções sobre os resíduos sólidos em Viçosa, e em especial acerca da Coleta Seletiva. 

Próxima atividade

A próxima ação programada é a realização do evento de formação dos agentes multiplicadores das práticas do Lixo Zero. Esse evento acontece no dia 29 de outubro, na sede do ISAVIÇOSA. É o “Dia de Capacitação”, para o qual está sendo planejada uma programação muito especial, com rodas de conversa, oficinas, mostra de vídeo, e atividades culturais e artísticas. Uma das práticas a ser realizada é a gestão dos resíduos produzidos durante o próprio evento, de forma que os participantes já possam vivenciar os aprendizados do dia.

Sabendo que a mudança que queremos ver no mundo deve começar dentro de cada um de nós, e que para pensar globalmente precisamos agir localmente, vamos que vamos!

Convidamos você a acompanhar aqui conosco o andamento do projeto!  E seguirmos juntos nesta ação!  

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp