ISAVIÇOSA

Parque do Cristo é pauta de reunião entre prefeito e moradores

A última segunda-feira, dia 4 de dezembro, foi um dia muito especial para o Parque do Cristo e para os moradores e moradoras dos bairros Bom Jesus e Bela Vista, situados no entorno da unidade de conservação.

O prefeito Raimundo Nonato Cardoso (PSD), juntamente com o Secretário Municipal de Fazenda, Dionísio Márcio Irias de Souza, e o Procurador do Município, Paulo Leonardo Conrado, recebeu uma comissão formada pelos moradores dos bairros Bom Jesus e Bela Vista, pela equipe do ISAVIÇOSA e pelos vereadores Daniel Cabral (PCdoB), Marco Antônio Evangelista Cardoso (PSDB) e Marcos Fialho Filho (Sem Partido).

A comissão, formada durante a última edição do Café com o Parque no bairro Bom Jesus, entregou ao prefeito um ofício com reivindicações, entre elas a destinação de recursos públicos do orçamento municipal de 2024 para a recuperação da estátua do Cristo Redentor e para a implantação do Parque do Cristo.

O prefeito foi receptivo às demandas apresentadas pela comunidade e elogiou a iniciativa popular de procurá-lo para expor as demandas e necessidades da população. Apesar das dificuldades financeiras da prefeitura, alegadas pelo prefeito Raimundo Cardoso e pelo secretário de Fazenda Dionísio Márcio Irias de Souza, e pelo curto prazo para alterações no orçamento municipal de 2024, ambos se mostraram dispostos a buscar alternativas que venham atender às demandas da população em relação ao Parque do Cristo. Os vereadores presentes também se colocaram à disposição para buscar outras soluções para a captação de recursos para a implantação da unidade de conservação, por meio de emendas parlamentares, programas e projetos estaduais e federais.

O promotor de Justiça da Comarca de Viçosa, Dr. Felipe Valente Vasconcelos Sousa, também esteve presente no encontro e ressaltou a importância do Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura Municipal de Viçosa e o Instituto Socioambiental de Viçosa (ISAVIÇOSA), em 2021, para a implementação do Plano de Manejo da unidade de conservação. Em seu pronunciamento, destacou a necessidade de uma efetiva cooperação na implantação do Parque do Cristo por parte do poder executivo municipal, uma vez que é o ente responsável pela gestão da área natural protegida.

Ao final da reunião, Jaci Souza, uma das representantes do bairro Bom Jesus presentes na reunião, fez a leitura do ofício entregue ao prefeito e assinado pelo presidente da Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus, Marco Antônio da Silva.

As reivindicações propostas pela população foram: (1) a inclusão do Parque no orçamento anual da Prefeitura; (2) a contratação de funcionários para o Parque pela Prefeitura; (3) a execução da interdição efetiva do monumento do Cristo Redentor; (4) a reforma do monumento do Cristo Redentor; (5) a instalação de água e luz no Parque; (6) o tombamento dos monumentos do Cristo Redentor e de Nossa Senhora Aparecida após a reforma; (7) a manutenção da via lateral de acesso ao monumento do Cristo Redentor; (8) a instalação de câmeras de segurança no Parque.

Para a comunidade presente no encontro com o prefeito, o evento foi muito simbólico, pois é um marco do trabalho que vem sendo realizado há um ano com a equipe do ISAVIÇOSA, especialmente com o Programa de Educação e Interpretação Ambiental, nos encontros do Café com o Parque nas comunidades dos bairros Bom Jesus e Bela Vista. Estiveram presentes 30 pessoas no evento.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp