ISAVIÇOSA

Um Dia No Parque 2023

No último domingo, dia 23 de julho, o município de Viçosa participou pela primeira vez da campanha Um Dia No Parque (UDNP). O UDNP é organizado pela Coalizão Pró Unidades de Conservação, desde 2018, com o objetivo de celebrar as Unidades de Conservação e fortalecer o sentimento de pertencimento, ao incentivar a visitação às mais de duas mil e quinhentas UCs que ajudam a proteger a rica biodiversidade e a história do Brasil.

“É hora de cuidar do nosso lar” foi o tema escolhido para 2023. Com este chamado, a campanha buscou conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar das Unidades de Conservação, e também dos benefícios do contato com a natureza para a saúde física, mental e emocional.

Mais de 400 áreas naturais protegidas, de todas as regiões do Brasil, participaram do movimento no último domingo. Em Viçosa, o Parque do Cristo – um dos quatro Parques Naturais Municipais de Minas Gerais que participaram da campanha – promoveu a atividade “Naturalista Por Um Dia”.

A atividade foi divulgada com antecedência à população de Viçosa, e foram disponibilizados quatro horários (8h, 10h, 13h30 e 15h) para os participantes escolherem e se inscreverem.  

A presença superou as expectativas dos organizadores. Cerca de 70 pessoas compareceram ao Parque, além dos guias, monitores e voluntários. O público foi bem diverso: moradores das comunidades do entorno, de bairros mais distantes, da zona rural, e até de outras cidades! As idades também foram bem variadas, desde bebê de colo a 79 anos.  

A atividade proposta foi uma caminhada pelo Parque, em que os visitantes foram convidados a vivenciar a experiência de ser “naturalista por um dia”. Entendendo naturalista como aquela pessoa que realiza estudos sobre os animais, as plantas, os solos e as rochas por meio da observação e investigação atentas.

Após a caminhada, os participantes eram convidados a visitar a exposição “Linha do Tempo do Parque do Cristo” para conhecer a história do Parque. Foi feita também uma homenagem à ambientalista, cientista, bióloga e professora Marinês Eiterer, falecida recentemente, e que foi importante colaboradora e orientadora nos processos e ações de restauração ecológica em implementação na UC.

De acordo com Herbert Pardini e Carolina Capanema, integrantes da equipe de implementação do Plano de Manejo do Parque e idealizadores da atividade, o objetivo foi “proporcionar momentos de aprendizagem a partir de situações reais e desafiadoras ao ar livre, para que as pessoas (adultos e crianças) pudessem reconhecer a diversidade biológica e cultural do mundo que as cerca e estimular o interesse e a curiosidade pelos processos ecológicos.”

Ao final de cada caminhada, os organizadores solicitaram aos participantes que avaliassem a vivência, através do preenchimento de um formulário. As respostas daqueles que se prontificaram a responder foram bem positivas. Dentre outras opiniões apuradas, a grande maioria afirmou ter achado o tema trabalhado muito interessante. Mais de 80% disseram que realizariam a atividade outra vez, e mais de 90% afirmaram que indicariam a vivência para outras pessoas.

O “Um Dia No Parque” de 2023 foi um sucesso e já está no calendário de atividade do Parque do Cristo para 2024! Fique ligado para estarmos juntos novamente no próximo ano.

O nosso agradecimento especial a todos que participaram e também a Isabela Diniz e Gustavo Rocha Alves pela parceria no planejamento e realização da atividade. E ao Grupo de Educação e Interpretação Ambiental pelo empréstimo de equipamentos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp