ISAVIÇOSA

Alerta e solicitação de interdição da estátua do Cristo Redentor de Viçosa

No último dia 10 de novembro, o ISAVIÇOSA protocolou o Ofício nº 24/2022 junto à Secretaria Municipal de Administração e Planejamento Estratégico da Prefeitura de Viçosa.

No documento, o instituto informa a necessidade imediata de interdição do monumento do Cristo Redentor e das estruturas do entorno, tendo como base o Relatório de inspeção da estrutura de concreto armado – Parque do Cristo Redentor de Viçosa – Relatório Técnico 01 e o Laudo de Inspeção Estrutural, documento que resume o relatório.

A recomendação de interdição imediata  com base no estudo técnico foi divulgada nas redes oficiais do Parque do Cristo, naquela mesma data, e também,  nas últimas semanas, pela imprensa de Viçosa.

Por que interditar o monumento e o entorno?

Tanto o relatório quanto o laudo foram elaborados pela equipe do Prof. Diôgo Silva de Oliveira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa, contratada pelo ISAVIÇOSA, e foram anexados ao ofício protocolado.

O estudo técnico da equipe de engenharia indica a necessidade de interdição da estátua do Cristo e de seus anexos, devido ao risco de desprendimento de concreto da estrutura, em função de patologias e danos estruturais. Os principais problemas destacados são fissuras, corrosão e desplacamento de concreto, principalmente na região das mãos e dos braços. Além disso, é ressaltado que as edificações anexas (base do Cristo, mirante, rampas e balaústres) também se encontram em fase avançada de deterioração, devido à carência de proteção da estrutura contra as intempéries climáticas.  Por esses motivos, e no intuito de evitar acidentes com visitantes, recomendou-se a interdição imediata, considerando o fluxo recorrente de pessoas no local.

E as outras áreas?

O acesso e a visitação às demais áreas do parque continuam permitidos, mediante agendamento prévio por meio do telefone (31) 97187-4734 (WhatsApp).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp