ISAVIÇOSA

Mudas e sementes destinadas ao plantio do projeto Semeando Diversidade Plantando Água

Nos meses de novembro e dezembro o ISAVIÇOSA recebeu uma grande quantidade de mudas e sementes destinadas ao plantio em áreas de restauração florestal através do projeto Semeando Diversidade Plantando Água em cooperação com a ONG internacional The Nature Conservancy (TNC Brasil @tncbrasil).

Essas aréas de restauração florestal abrangem 26 hectares em propriedades rurais na microbicida do córrego Palmital, na região da APA São Bartolomeu, e no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor, em Viçosa, Minas Gerais.

As mudas foram transportadas do viveiro do IEF de Leopoldina para o viveiro florestal do IEF na Universidade Federal de Viçosa (UFV). São 15 mil mudas, abrangendo 85 espécies, incluindo variedades nativas, exóticas, frutíferas, pioneiras e secundárias.

Já as sementes foram obtidas por meio do Redário – uma articulação entre redes de coletores de sementes nativas do Brasil formada por indígenas, quilombolas, outras populações tradicionais e agricultura familiar. São cerca de 700 kg distribuídos entre aproximadamente 70 espécies, sendo semeadas pela semeadura direta de muvuca de sementes.

No momento, as áreas estão sendo preparadas para receber o plantio via semeadura direta, mudas e estacas, conforme projetos elaborados pela equipe técnica e pelos proprietários e gestores. Todos os insumos necessários a esta fase do projeto já foram providenciados e o preparo das áreas já está avançado. Estamos aguardando as chuvas para dar início aos plantios.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp